INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES E FODMAPS – O MAIOR MOTIVO DE DISTENSÃO ABDOMINAL

As intolerâncias alimentares são reações adversas a certos alimentos ou ingredientes alimentares que ocorrem como resultado da incapacidade do corpo em digerir ou processar determinados componentes. Ao contrário das alergias alimentares, que envolvem uma resposta do sistema imunológico a proteínas específicas nos alimentos, as intolerâncias alimentares geralmente resultam de deficiências enzimáticas ou sensibilidades a certos compostos.

Classes alimentares que estão muito associadas à intolerâncias alimentares são as que compõem os FODMAPs. FODMAPs é uma sigla que se refere a um grupo de carboidratos fermentáveis de cadeia curta e polióis (açúcares álcoois) que são encontrados em certos alimentos. A sigla representa “Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides, and Polyols” (Oligossacarídeos fermentáveis, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis). Esses carboidratos são mal absorvidos no intestino delgado e podem ser fermentados pelas bactérias no intestino grosso, resultando na produção de gases e outros subprodutos.

Para algumas pessoas, particularmente aquelas com síndrome do intestino irritável (SII) ou outras condições gastrointestinais funcionais, consumir alimentos ricos em FODMAPs pode desencadear sintomas como inchaço, gases, cólicas abdominais, diarreia ou constipação. Portanto, a restrição de FODMAPs na dieta pode ajudar a reduzir esses sintomas em indivíduos sensíveis.

Alimentos ricos em FODMAPs incluem certas frutas (como maçãs, peras, cerejas), vegetais (como cebola, alho, brócolis), grãos (como trigo, cevada, centeio), laticínios (como leite, iogurte, queijo macio) e adoçantes (como sorbitol, xilitol).

É importante notar que a restrição de FODMAPs na dieta deve ser temporária e realizada sob a orientação de um profissional de saúde qualificado, como um dietista ou nutricionista, para garantir que a dieta permaneça equilibrada e nutritiva. Além disso, nem todas as pessoas com intolerâncias alimentares ou SII respondem da mesma forma à restrição de FODMAPs, e pode ser necessário um processo de tentativa e erro para determinar quais alimentos específicos desencadeiam os sintomas em cada indivíduo.

Dra Beatriz apresenta estratégias e uma equipe em conjunto com Nutricionista para abordar as intolerâncias alimentares da melhor forma possível.

Posts Recentes